quarta-feira, 27 de março de 2013

Ensino 3- A Fé Carismática - III EEF - 2013



Foto: Estevam Alexandrino - MCS RCCPI
O poder de Deus que se manifesta em nossa Fé, é o que Beatriz Vargas chamou de Fé Carismática, é a fé expectante que opera milagres. Ela está no mesmo nível dos dons de poder (cura e milagres).

Beatriz nos fez lembrar do conceito da fé contido nas cartas de São Paulo aos Hebreus 11, 1-3: Ora, a é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêm. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

.... ter fé é ter esperança! É uma espera das coisas em Deus!

Os feitos de Deus, por meio da fé carismática, dão-se por meio de sua Palavra, pois ela, a Palavra de Deus, é uma matéria espiritual que cria novas realidades a partir daquela e cria aquilo que os nossos olhos humanos ainda não viram.

Um ponto importante do ensino de Beatriz é que devemos ter cuidado para não incorremos no erro de achar que os milagres acompanham pessoas. Não, os milagres acompanham a palavra de Deus e não a pessoa, a exemplo disso citou pessoas que acreditam em pessoas que oram pela cura, mas a cura está na Palavra:

  •  É pela Palavra de Deus que se tornam visíveis as coisas invisíveis;
  •  A Palavra é o Verbo encarnado, a Palavra é Jesus;


Foi importante também o que a formadora relembrou a todos os carismáticos a partir dessa verdade. Jesus disse que aquele que acreditasse nele faria obras  maiores das que ele fazia.
Para ilustrar o que estava falando, Beatriz perguntou aos participantes: “As pessoas nos pedem coisas que outras pessoas não têm coragem de fazer?” Após a resposta positiva dos carismáticos ela aconselha: “quando nos colocamos em desafios, peçamos o auxílio do Espírito Santo.”

Nessa perspectiva Beatriz afirma que o maior milagre que pode acontecer conosco é a conversão, pois A Palavra precisa penetrar em nosso coração com a nossa permissão.
Para ilustrar, contou-nos de forma testemunhal quando teve diagnóstico de câncer uma irmão foi orar com ela e a mesma pediu apenas que ela com a Palavra aberta em seu peito ouvisse o que ela ia proclamar: “Rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele; que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos, e qual a suprema grandeza de seu poder para conosco, que abraçamos a fé. É o mesmo poder extraordinário que ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita no céu.”( Efésios 1, 17-20)
Segundo ela, essa Palavra penetrou em sua vida de forma tal que a impulsionou para a luta contra a doença, de modo que ela listou na Bíblia todas as passagens onde diz “Deus cura”. E há 18 anos ela foi curada da enfermidade.
Desse modo, Beatriz desafiou a todos a pedir o dom da fé carismática, pois ela está dentro de cada um e isso é importante porque tudo pode mudar, mas vamos também pedir o dom da paciência para Deus agir na hora dEle, pois  São Paulo alerta aos Filipenses 10, 35 - 38: “Não percais esta convicção a que está vinculada uma grande recompensa,  pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos.  Ainda um pouco de tempo - sem dúvida, bem pouco -, e o que há de vir virá e não tardará.  Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele (Hab 2,3s).

E nós não somos de desfalecer, nós somos de manter a fé, uma fé que é carismática, que é perseverante, baseada na oração e na confiança de que Deus agirá!

Esse último ensino, não diferente dos outros, foi finalizado com profundo momento de oração.
Deus seja louvado e glorificado por tudo o que fez neste EEF da RCCPiauí.



Por Ana Karina Sampaio - MCS RCCPI



Nenhum comentário:

Postar um comentário