Entenda o tema


EEF 2014


O Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios é um momento de profunda oração, formação geral e específica e escuta profética. Outro aspecto muito importante é a partilha dos projetos e serviços em andamento e das Moções Proféticas que direcionam os trabalhos do Movimento em todas as instâncias.
O ENF se consolida a cada ano entre os líderes da RCC e tem sido um dos eventos que mais fortalecem a unidade entre os membros do Movimento no Brasil, pois é destinado a coordenadores estaduais, diocesanos, de ministérios, de Grupos de Oração, de equipes e núcleos de serviço.
Durante este encontro os membros de todos os Ministérios se reúnem para receber formação sobre questões específicas de cada serviço, além de participarem de momentos de partilha, vivência fraterna e oração, nos diversos workshops que ocorrem durante o encontro. Em 2014, o evento acontecerá de 28 a 30 de março, em Teresina/PI.




EEF 2013
_____________________________________
No ano da FÉ o Encontro Estadual de Formação convida os carismáticos à vivência da FÉ experimentada. 

A Renovação Carismática Católica do Brasil já tem o tema que norteará suas atividades durante o ano de 2013: “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Este versículo está na primeira carta de São João, capítulo 5, versículo 4b. Tal temática foi discernida pelo Conselho Nacional como forma de incentivar o Movimento a vivenciar de forma intensa a proposta do Ano da Fé, que será aberto pelo Papa Bento XVI nesta quinta-feira, dia 11 de outubro, como comemoração ao 50º aniversário do início do Concílio Vaticano II.

O tema também é um convite ao vivo e autêntico testemunho cristão, buscando incentivar cada carismático a exercer a militância apostólica e a combatividade profética em suas realidades. Dessa forma, a arte que ilustra essa temática evidencia a cruz, principal símbolo da nossa fé.
Baixe aqui a arte do tema da RCC para 2013.
Fonte: RCCBRASIL







EEF 2012
____________________________________
Tema do Encontro é um chamado ao pastoreio
Vivemos tempos marcantes na vida do nosso Movimento. Impulsionados pela moção de “reconstrução”, temos procurado fechar as brechas que com o tempo foram surgindo na nossa identidade e espiritualidade carismática. Dentro desse contexto, a cada ano a RCC do Brasil, através de uma nova temática, coloca em evidencia um aspecto diferente da nossa fé e que tem como objetivo nos auxiliar no cumprimento da nossa Missão.

Para que sigamos sendo um povo que vive sob o Senhorio de Jesus, constrói sua caminhada orientado pela Palavra de Deus e  está sempre pronto a lançar as redes da evangelização, somos convidados a apascentar as ovelhas do Senhor. O versículo 17 do capítulo 15 do evangelho de São João inspira o tema de 2012 para a RCC do Brasil: "Apascenta as minhas ovelhas".

E quando falamos em apascentar, zelar, cuidar, estamos nos referindo ao pastoreio. O exemplo mais comum que nos vem à memória é o do pastor que cuida das ovelhas, assim como conhecemos pelo salmo 22, 1-3: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome”.

Refletindo sobre essa passagem, podemos perceber que pastorear o povo de Deus é cuidar para que ele chegue até as boas pastagens. Pastorear também significa proteger as ovelhas dos falsos pastores, dos lobos que chegam disfarçados com o intuito de atrapalharem ou até impedirem que as pessoas progridam na sua caminhada de conversão.

Dentro desse contexto, o  Encontro Estadual de Formação tem o objetivo de  reunir a família carismática do Piauí e oferecer a ela alimento sólido e avivamento espiritual para a caminhada. Além disso, o EEF será oportunidade reforçar a importância do pastoreio: somos impulsionados pelo Espírito Santo a tomar a responsabilidade de apascentar e vigiar as pessoas do nosso Grupo de Oração e do nosso ministério.